top of page
Image by Drew Beamer

LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES)

O LES é uma doença crônica inflamatória autoimune, ou seja, produzimos anticorpos contra nos mesmos.

 

Sintomas

Os sintomas podem aparecer apenas na pele (forma cutânea), ou em várias regiões do corpo (forma sistêmica), como sangue, coração, rins, pulmões, cérebro, articulações dentre outros. Os sintomas podem aparecer de maneira lenta, gradual ou progressiva. Infelizmente, na maioria dos casos, o diagnóstico é tardio.

​

Embora a causa do LES não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento. Portanto, pessoas que nascem com susceptibilidade genética para desenvolver a doença, em algum momento, após uma interação com fatores ambientais (irradiação solar, infecções virais ou por outros micro-organismos), passam a apresentar alterações imunológicas. A principal delas é o desequilíbrio na produção de anticorpos que reagem com proteínas do próprio organismo e causam inflamação em diversos órgãos como na pele, mucosas, pleura e pulmões, articulações, rins etc.).

​

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de um conjunto de sinais e sintomas clínicos, achados laboratoriais e imagem. Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza. Existem critérios desenvolvidos pelo Colégio Americano de Reumatologia, que podem ser úteis para auxiliar no diagnóstico do LES.

​

FAN positivo não significa LUPUS, existem outras doenças como Esclerose sistêmica, Sindrome Sjogren, Doença mista do tecido conjuntivo que também cursam com FAN positivo.

​

É uma doença crônica e sem cura, porém existe vários tratamentos capazes de controlar a doença e permitir ao paciente uma boa qualidade de vida

bottom of page