top of page
Image by Drew Beamer

GOTA

Doença inflamatória que se desenvolve nas pessoas com altos níveis de ácido úrico no sangue – ou porque o corpo produz mais do que o necessário ou porque não consegue eliminar a substância pela urina. Então o ácido úrico forma cristais que se acumulam nas articulações causando dores súbitas e intensas, inchaço, rigidez e vermelhidão.

 

O primeiro ataque geralmente atinge a articulação do dedão do pé, mas outros dedos podem ser afetados, bem como joelhos, pés, tornozelos e mãos. As crises duram de três a dez dias. Podem ir e vir ou se tornarem crônicas, se os níveis de ácido úrico não forem controlados, ocasionando incapacidade e danos à qualidade de vida. O quadro clássico consiste em dor que frequentemente começa durante a madrugada e é intensa o suficiente para despertar o paciente.

​

Os homens são três vezes mais susceptíveis a desenvolverem o quadro que as mulheres. Após a menopausa, a incidência se iguala entre os sexos.

​

É importante saber que nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada (hiperucemia) desenvolverão a gota. 

bottom of page