top of page
Image by Drew Beamer

ARTRITE REUMATOIDE

A artrite reumatóide (AR) é uma doença sistêmica inflamatória crônica, auto-imune de etiologia desconhecida. Se não tratada pode levar a deformidade e destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem.

​

A idade usual de início é de 40 anos ± 10 anos (25-50 anos, mas pode começar em qualquer idade).  Em geral, acomete grandes e pequenas articulações de forma simétrica (acometendo os dois lados do corpo) em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal (duração pelo menos 1 hora), fadiga e perda de peso, que deve estar presente de forma contínua por mais de 6 semanas.

​

Manifestações extra-articulares: nódulos reumatoides, acometimento ocular (esclerite, xeroftalmia ou olho seco), pulmonar, coração, entre outros.

​

Obesidade e tabagismo são 2 principais fatores de risco para a doença.

​

Com a progressão da doença, os pacientes podem desenvolver incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional, com impacto econômico significativo para o paciente e para a sociedade. Não há cura conhecida para a AR.

​

Os auto-anticorpos mais característicos são o Fator Reumatoide (embora não exclusivo da AR) e o Anti-CCP (esse mais específico que o fator reumatoide). Em alguns casos, o paciente pode ser diagnosticado como sendo portador de artrite reumatoide mesmo não tendo nenhum dos anticorpos acima.

​

Diagnóstico

O diagnóstico depende da associação de uma série de sintomas e sinais clínicos, achados laboratoriais e radiográficos.

​

Tratamento

O tratamento medicamentoso pode variar de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade. Algumas medicações usadas para o tratamento são: antiiflamatórios, corticoides, drogas modificadoras do curso da doença (DMARDs), como por exemplo Metotrexate e Leflunomida, agentes imunobiológicos e um uma nova classe, que são os inibidores de Jak. Além do tratamento não medicamentoso, como fisioterapia, terapia ocupacional e atividade física.

bottom of page